quinta-feira, 18 de abril de 2024

Camilo Castelo Branco - "Maria! Não me Mates que sou tua Mãe!"


Camilo Castelo Branco
"Maria! Não me Mates que sou tua Mãe!"
Colecção: Contramargem nº.1
Páginas: 16
& etc
Ano: 1979

Em 1979 a editora & etc lançou a colecção "Contramargem" mudando o célebre formato quadrado das suas edições para o formato rectangular, já a capa utilizava o mesmo material das páginas que compunham o livro, eram apenas 16 e oferecia-nos uma obra de Camilo Castelo Branco que vivia no esquecimento.

Camilo Castelo Branco
(1825 - 1890)

O escritor atravessava grandes dificuldades económicas na época e em Coimbra deu-se um assassinato que fez correr tinta na imprensa da época e Camilo viu ali uma oportunidade para fazer frente à terrível situação em que vivia e decidiu narrar a história dessa filha que matou a mãe. Escreveu a história dos acontecimentos, tratou da sua impressão e andou de porta em porta a vender o pequeno livro que o editor Vítor Silva Tavares na & etc decidiu publicar. A tiragem desta edição foi reduzida como era habitual nas obras da editora e assim se inaugurava uma colecção da qual viriam a sair vinte números.

Rui Luís Lima

1 comentário:

  1. Camilo Castelo Branco vivia momentos bem dificeis e ao saber deste crime decidiu escrever a sua história e editar, vendendo depois de porta em porta este pequeno livro que o editor Vitor Silva Tavares decidiu editar com uma tiragem bem reduzida, tornando esta edição uma preciosidade dos colecionadores. Recorde-se que este título inaugurou a colecção "Contramargem" da editora & etc.

    ResponderEliminar