quinta-feira, 25 de abril de 2024

José Cardoso Pires / João Abel Manta (ilustrações) - “Dinossauro Excelentíssimo”


José Cardoso Pires
João Abel Manta (ilustrações)
“Dinossauro Excelentíssimo”
Páginas: 93
Arcádia

No dia 24 de Abril de 1974 terminei, durante a noite (mal sabia eu o que seria o dia seguinte),de ler o “Dinossauro Excelentíssimo” escrito pelo José Cardoso Pires e confesso que me diverti imenso, ao ponto de 45 anos depois este ser a par de “A Cidade e As Serras” de Eça de Queiroz, os dois livros de prosa de escritores portugueses que levaria para a tal ilha deserta, segundo esse jogo da cinéfilia, passado à Literatura. O livro fora emprestado por “mão amiga” e encontrava-se forrado, não fosse o diabo andar por aí.

José Cardoso Pires
(1925 - 1998)

Muitos anos depois (1990) ao ler “A História do Mundo em Dez Capítulos e Meio” de Julian Barnes, “percebi” finalmente que quem tinha sabotado o famoso cadeirão de que nos fala José Cardoso Pires, foram aqueles dois indivíduos que no primeiro capítulo do livro, do escritor britânico, vão na Arca de Noé a dizerem mal de toda a gente, incluindo os outros animais e até do próprio Noé, ninguém escapa à sua poderosa maledicência.

Julian Barnes

Este fabuloso livro de José Cardoso Pires foi reeditado por diversas vezes, mas segundo a minha opinião, as ilustrações de João Abel Manta, são fundamentais para seguirmos a biografia do protagonista!

Rui Luís Lima

Sem comentários:

Enviar um comentário